terça-feira, 10 de novembro de 2009

Intuição???


Neste domingo vi uma reportagem no fantástico sobre intuição, onde a neurocientista Suzana Herculano explicou que tem uma área no meio do cérebro que tenta se antecipar aos acontecimentos: é o córtex cingulado anterior.
Essa área utiliza nossas experiências para criar previsões de um futuro próximo, e quando ativada serve como sinal de que algo errado está prestes a acontecer. Segundo a cientista, essa situação coloca todo o cérebro em alerta e nos permite decidir se queremos ou não correr o “tal” risco.
Se o cingulado acerta e a previsão se confirma, nós achamos que somos dotados com o super-poder de intuir catástrofes por aí, mas se ele erra, o que acontece a maioria das vezes (afinal ele tem apenas que nos deixar alertas), o nosso cérebro vai se acostumando a essas situações, o que nos faz perder o medo das coisas (andar de avião, o copo cair, etc.)
O que eu achei mais interessante disso tudo é a capacidade que o cérebro tem reconhecer seu “dono”. O meu, por exemplo, tenho certeza de que ele sabe que sou mega desastrada.
Antes eu pensava que eu cochilava muito rapidamente e pensava em coisas absurdas numa fração de segundos, hoje, depois dessa explicação, percebo que meu córtex cingulado anterior trabalha muito. Frequentemente tenho a sensação que vou esbarrar na pilha de copos da loja, ou que vou com certeza cair ao passar por um buraco, vala ou poça...
Mas agora, TUDO FICOU CLARO PRA MIM!!!
Quer dizer, quase tudo. Será que eu sou tão desastrada que meu cérebro ainda não e acostumou aos constantes alertas do meu cingulado?

Nenhum comentário: