sexta-feira, 1 de maio de 2009

Porque hoje é Feriado?

No século 19 (época da Revolução Industrial) os trabalhadores tinham condições absurdas e desumanas (não, não é isso que você reclama todo dia) de labuta.
Em 1864, apareceu a primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, em Londres, formada por líderes sindicais e ativistas socialistas, para protestar pelos direitos dos operários.
No dia 1º de maio de 1886, os trabalhadores fizeram uma manifestação em Chicago que durou três dias. A polícia de Chicago foi extremamente dura e reprimiu com bombas que mataram dezenas de pessoas, além de prender muitas outras do movimento. Por causa disso, oito líderes do movimento trabalhista foram condenados, quatro à prisão perpétua (!) e quatro à pena de morte (!!!)
Três anos depois, essa história terrível repercutiu em toda a Europa (afinal, internet era coisa do futuro). Então, em 1889, em Paris, a Segunda Internacional Socialista decidiu que 1º de Maio seria o Dia do Trabalhador, em homenagem aos que morreram em Chicago.Depois disso, surgiram muitos movimentos pelos direitos do trabalhador, no mundo inteiro.
Em Portugal, em 1900, 40 mil pessoas de juntaram para apoiar a luta dos trabalhadores. E depois do 25 de abril de 74 (que derrubou a ditadura no país), houve uma comemoração com mais de meio milhão de pessoas nas ruas. Até hoje, 1º de maio é dia de comemorar e conscientizar todo mundo.

(...)

E pra que se informar dos direitos do trabalhador?
Pra não ser explorado. Se você passar hoje por uma manifestação trabalhista, não reclame que ela atrapalha o trânsito. Lembre-se que se ninguém houvesse protestado desde o século retrasado, estaria tudo igual, e você não teria férias, décimo terceiro, folga, saúde, segurança, alimentação, fundo de garantia, etc, etc. (O que muita gente ainda não tem, principalmente no Brasil). E que é o mínimo.

Bom feriado! Helena Fagundes

Postado no Blog Viva Lisboa do portal da MTV por Helena Fagundes
***
Aqui no Brasil, no período anterior a Era Vargas, devido a pouca industrialização no país, esta data significava, à movimentos como anarquismo e comunismo, um momento de protesto, reivindicações e críticas às estruturas sócio-economicas.
Após Vargas e sua propaganda trabalhista, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, o que vem sendo adotado até hoje por muitos partidos.
Realmente há muito o que se comemorar, mas sem esquecer que muitos trabalhadores não sabem nem da existência da data, muito menos o seu significado. Muitos ainda vivem com “pão e circo” para acreditar que estão completamente assistidos pelos seus direitos... e isso sem contar com a exploração de trabalho escravo, inaceditávelmente ainda existente, no Pará, no Brasil, na China, no mundo inteiro.

Desejo um bom feriado do dia do trabalhador!!!

Nenhum comentário: